Blindagem mais Leve

Apesar da pouca evolução da blindagem ao longo dos últimos anos, comparada em geral com o segmento automotivo, pudemos acompanhar o processo de desenvolvimento e aplicação de um recente material adaptado para os projetos de blindagens.

Trata-se de um tipo de polímero – Polietileno de alta performance – cujo material que pudemos acompanhar é fabricado pela DuPont e recebe o nome comercial de Tensylon™.

Com propriedades bastante interessantes, o Tensylon™ pode substituir em boa parte das aplicações o indispensável aço, reduzindo de sobremaneira o peso total agregado pela blindagem.

Para acompanhar esse desenvolvimento e instalação da blindagem, fomos até a blindadora Concept onde fomos recebidos pelo Diretor de Produção, o engenheiro Rodrigo Spinola.

Pudemos acompanhar o processo de desenvolvimento das peças já modeladas para o veículo e fornecidas por um distribuidor da DuPont. O carro pelo qual acompanhamos todo o procedimento, foi uma pickup Dodge Ram, que recebeu um projeto bastante otimizado da blindadora, com vidros mais leves e blindagem opaca constituída basicamente por fibra de aramida e Tensylon™.

Vale lembrar que, como já abordamos em diversas matérias aqui no PORTAL BLINDADOS, o item que mais agrega peso à blindagem de Nível 3a, é o kit de vidros balísticos.

Com fixação prática e com encaixes mais precisos, pudemos acompanhar a rápida instalação do material em vários pontos estratégicos do veículo, tais como: colunas das portas (entre as portas), colunas frontais (nas laterais do parabrisa), colunas traseiras, longarinas superiores, parte interna superior do parabrisa, entre outros.

O resultado final foi muito interessante e comprovado com bastante transparência pela blindadora, com a pesagem inicial e após a montagem final do veículo. Foram 2.596 Kg na entrada do veículo e 2.820Kg ao término da completa instalação da blindagem.

Um incremento de apenas 224Kg para esse porte de veículo, ou seja, agregados 8,6% do peso do próprio veículo.

Importante ressaltar que antes do início do processo solicitamos a pesagem do kit de vidros balísticos que somou 148Kg, sendo somente o teto solar responsável por 30Kg e parabrisa por 41,5Kg.

O resultado final foi bastante interessante com este projeto de blindagem mais leve, que segundo Rodrigo está disponível a vários modelos de veículos.