Veículos elétricos

Ao término de 2022, foi inaugurado na região do Jardim Anália Franco na Zona Leste da cidade de São Paulo, o primeiro posto de abastecimento do país voltado exclusivamente a veículos elétricos.

O posto foi projetado para atender desde veículos eletrificados de passeio à até mesmo alguns tipos de caminhões e ônibus.

Equivalente às tradicionais “bombas de combustíveis”, o novo posto conta com 8 pontos de recarga, com especial destaque ao carregador mais rápido da cidade de São Paulo, com 200KW de potência.

De fato, os veículos elétricos parecem estar conquistando mais espaço e por enquanto em sua grande maioria, através dos modelos mais requintados.

Não à toa, a cada dia, mais veículos híbridos e 100% elétricos recebem a blindagem automotiva.

Devido ao fato dos propulsores elétricos trabalharem com tensões bem mais elevadas que os tradicionais 12 Volts das baterias comuns, alguns cuidados especiais são exigidos para o manuseio técnico destes veículos.

Até mesmo a necessidade de determinados operadores possuírem Certificações para manuseios dos dispositivos elétricos de alta tensão, no momento de algum tipo de manutenção específica.

Atualmente há no Brasil a Norma Regulamentadora nº 10, que trata da “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”, que é estabelecida pela Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 598 de 07/12/2004.

Essa Norma que é basicamente originária do segmento da Construção Civil, é por enquanto, a balizadora para o manuseio de dispositivos de alta tensão.

Como é de conhecimento geral, durante o processo de aplicação da blindagem são necessárias as remoções das principais partes internas de acabamentos dos veículos, o que em tese não afeta a parte elétrica de alta tensão que alimenta os propulsores.

No entanto, são necessários alguns cuidados especiais para a preservação da integridade dos componentes do veículo, além de fundamental e obrigatória, a preservação da segurança daqueles que irão manusear o veículo eletrificado.

Ao menos o profissional responsável pela desativação elétrica de segurança do veículo, deve possuir o conhecimento necessário que lhe permita desativar o circuito elétrico de alta tensão e assim garantir aos demais que aplicarão a blindagem, a devida segurança.

Sem essas mínimas condições e conhecimento técnico, pode ser perigoso para os operadores desmontarem algumas partes e aplicarem a blindagem propriamente dita.

Por isso, quando pensar em blindar seu veículo elétrico ou híbrido, avalie bem a blindadora, conhecendo o seu projeto de blindagem, visitando as instalações e conferindo os procedimentos adotados para o manuseio dos veículos eletrificados.

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