Reparação de funilaria e pintura em carros blindados

Um veículo blindado, assim como qualquer veículo, está sujeito a acidentes que possam danificar a sua carroceria.

Porém, no momento da busca pela reparação, muitos proprietários tratam o blindado como qualquer outro veículo, o que pode representar um risco à segurança dos ocupantes.

Como se sabe, um veículo blindado é um veículo modificado, com diversas alterações realizadas na parte interna de sua carroceria.

Materiais empregados na blindagem, como o aço, são fixados na carroceria do veículo através de parafusos e buchas instaladas em pontos estratégicos.

A fibra de aramida, outro componente importante da blindagem, é fixada em regiões como portas, tetos e paralamas através de uma forma muito peculiar, colada com adesivos especiais.

Apenas para se ter uma ideia da complexidade, a fibra de aramida é fixada com adesivos de diferentes composições e propriedades de acordo com a região onde é aplicada. Portas por exemplo, exigem adesivos com velocidade de cura mais lenta para evitar retrações da lata e provocar ondulações.

Além das questões de fixações, um acidente pode danificar parte da blindagem e a avaliação de um especialista é necessária para identificação da substituição ou ajuste de alguma parte da blindagem.

Ainda que a blindagem instalada possa não ter sido afetada, pode ser necessária a sua remoção para a perfeita correção da parte da carroceria do blindado e esta tarefa, deve ser executada por uma oficina especializada no reparo de veículos blindados.

No mercado, várias empresas oferecem esse tipo de serviço, no entanto é importante que o proprietário do blindado confira se a oficina especializada possui as exigências legais para tal, como a apresentação do CR válido – Certificado de Registro, que é uma comprovação de que a mesma está autorizada pelo Exército Brasileiro a executar o reparo em veículos blindados.

Fomos ao mercado para compreender melhor estas questões e novamente recorremos à Concept Blindagens que prontamente nos recebeu em sua unidade de Pós Venda na cidade de São Paulo.

Segundo Denis Valentin, responsável pela área de Pós Venda da Concept, não raramente recebem veículos transferidos de oficinas reparadoras de funilaria e pintura convencionais, que estavam com dificuldade na reposição da blindagem e seus componentes.

Denis ainda menciona que alguns clientes os procuram para a realização de uma averiguação da integridade da blindagem após algum reparo de funilaria e pintura e surpreendentemente já verificaram situações em que algumas partes reparadas estavam sem a aplicação da blindagem!

Durante a visita notamos que serviços simples como pequenas correções de imperfeições realizadas pelo popular “martelinho de ouro”, também necessitam de especialização, pois a forma de manuseio e correção também é diferenciada. Normalmente o profissional não possui acesso à face interna da lata – exemplo uma porta, que contém aramida colada em sua face interna.

Enfim, fique atento no momento de reparar seu veículo blindado acidentado, mesmo que realizado através da Cia de Seguros, exigindo a reparação por empresa especializada em blindagem.

Agradecemos a Concept Blindagens pelo apoio, que se coloca à disposição dos leitores do Portal Blindados para quaisquer esclarecimentos através de sua unidade de Pós Venda (f.: 11 3477-5000 / 11 94018-3357).