Qual o comportamento de um blindado em caso de acidente?

Muito se questiona sobre o comportamento de um veículo blindado em caso de acidentes, principalmente aqueles mais graves e que envolvam alguma deformação importante da carroceria do veículo.

De fato, não há estudos específicos como por exemplo, crash tests de veículos blindados realizados por montadoras. No entanto, com base em reportagens colhidas por importantes meios de comunicação e depoimentos de especialistas, resumimos alguns interessantes tópicos a respeito.

1. De acordo com reportagem divulgada na revista Quatro Rodas, o professor de engenharia automobilística da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) afirmou: “Acompanhei anos atrás um crash-test feito em uma montadora. O habitáculo ficou mais íntegro com a batida do que normalmente ocorre em um veículo sem blindagem. Ao contrário do que eu esperava, o parabrisa não se soltou em direção ao habitáculo.”

2. Engenheiros que atuam no segmento de blindagem, costumam afirmar que em um veículo blindado a segurança a impactos é maior devido ao acréscimo de elementos da blindagem, que acabam ampliando a rigidez da carroceria do veículo em pontos estratégicos. Prova disso, podemos citar um acidente ocorrido em 2014, onde um Mercedes C-180  blindado trafegava pela Avenida Rio Branco, no Centro de São Paulo, quando um poste caiu sobre o mesmo em meio a um temporal. Graças à blindagem, o condutor do veículo acabou saindo do acidente sem qualquer ferimento. A estrutura de blindagem agregada à carroceria do veículo, acabou inibindo maiores estragos bem como, minimizando a gravidade do acidente.

No entanto, mesmo com a suposição de maior segurança promovida pela blindagem, há um ponto fundamental a ser observado na segurança do veículo: os airbags – principalmente em relação a aqueles manuseados durante o processo de blindagem (airbags laterais). Em especial os airbags laterais, quando acionados, devem inflar no sentido de cima para baixo e para garantir esta correta direção, recebem um componente chamado direcionador. Tanto os airbags quanto os direcionadores, devem ser remontados durante o processo de blindagem em suas corretas configurações e posições, a fim de se garantir a integridade e perfeito funcionamento do sistema.

Por isso, como mencionamos em outras matérias, procure sempre pesquisar as empresas que realizam o serviço de blindagem automotiva e se possível visitar suas instalações para dirimir dúvidas e estar seguro em relação à sua escolha.