Quais os melhores carros para blindar?

Através da utilização de ferramentas especiais nos principais mecanismos de buscas na web, nota-se que há uma boa quantidade de pesquisas sobre quais seriam os melhores carros para blindar.

Desta forma, para auxiliar aqueles que buscam informações a respeito, recorremos a alguns especialistas do mercado e citamos a seguir alguns tópicos importantes que ajudam a elucidar a questão.

Como é de conhecimento geral, a aplicação da blindagem balística mais tradicional de nível III-A, agrega peso extra ao veículo.

O peso agregado pela blindagem é influenciado principalmente por conta da aplicação dos vidros com propriedades balísticas, já que estes possuem a maior densidade (Kg/m2) entre todos os materiais empregados.

A partir da premissa exposta, já podemos concluir que quanto menor a área envidraçada, menor será o peso agregado pela blindagem.

Quando comparamos os tipos de carrocerias disponíveis dos veículos, podemos concluir que o peso agregado pela blindagem são em ordem crescente: pick-ups, sedans, hatchs, station wagon e SUVs.

Nos veículos com carroceria do tipo pick-up ou sedan, a blindagem é aplicada ao volume interno onde se concentram os ocupantes, sendo que o compartimento de carga normalmente não recebe qualquer tipo de blindagem.

Portanto, nestes modelos, o peso agregado ao veículo é inclusive, proporcionalmente menor ao volume da carroceria do veículo.

Todos os modelos de veículos com tampa traseira como hatchs, station wagons e SUVs, naturalmente dificultam o trabalho da aplicação da blindagem pelo elevado grau de adaptações necessárias de dispositivos elétricos que assistem a abertura e fechamento da tampa do porta-malas traseiro.

Uma característica importante que deveria ser levada em consideração, é o fato de hoje praticamente estar extinta a aplicação de materiais de sobreposição nos vidros das portas laterais. Veículos que não possuem a estrutura superior e laterais das portas por onde correm os vidros, não deveriam ser blindados sem a utilização de materiais de sobreposição na carroceria do veículo nestas regiões – chamados overlaps.

Outros fatores também influenciam na seleção dos “melhores” carros para blindar, tais como o grau de dificuldade na aplicação da blindagem e até mesmo a frequência de manutenção do veículo.

Enfim, por mais que possa parecer um contrassenso comercial em relação às tendências de mercado pela predileção aos veículos com carroceria do tipo SUV, pelo aqui exposto, tecnicamente os melhores veículos para se blindar seriam os SEDANS e PICK-UPS.

Na hora de blindar, faça sua própria análise e pesquise bastante… boa blindagem!