Entenda como são produzidos os Vidros Blindados

Atualmente o grande protagonista da blindagem automotiva é o kit de vidros com proteção balística, os chamados vidros blindados.

O kit de vidros é o principal insumo do processo de blindagem e estima-se que corresponda à cerca de 50% do custo de uma blindagem.

Por ser um dos poucos componentes da blindagem que pode ser observado sem qualquer desmontagem de acabamentos, o kit de vidros blindados pode influenciar até mesmo, no valor de revenda de um veículo.

Trata-se do componente que menos interfere na estrutura do veículo durante o processo de aplicação da blindagem. No entanto, é o componente com maior exposição às variação do ambiente e que detém o mais complexo processo de produção.

De acordo com levantamento realizado recentemente pelo Portal Blindados, foram identificados ao menos 20 fabricantes de vidros blindados no país, estando a grande maioria localizada no Estado de São Paulo (saiba mais).

Para levar ao leitor do Portal Blindados mais informações sobre esse importante componente da blindagem, contatamos os principais fabricantes com o intuito de realizarmos uma visita às suas instalações.

Nossa primeira visita ocorreu à cerca de 70 Km de São Paulo, em Atibaia, na fábrica da High Glass.

Na chegada à High Glass, fomos recebidos pelo Diretor da operação, Diego Silva, que prontamente nos apresentou todo o processo produtivo através de uma visita guiada.

Atualmente toda a produção da High Glass é destinada exclusivamente a Carbon Blindados, que a adquiriu recentemente.

Durante a visita pudemos conhecer todas as etapas de produção de um vidro blindado, assim descritas de forma resumida:

  • Corte – Todas as lâminas que formarão o kit de vidros são cortadas com precisão através de meio eletrônico (CNC – Computer Numeric Control).
  • Lapidação – As bordas das principais lâminas de vidros são lapidadas de forma a remover as quinas e promover um melhor acabamento.
  • Serigrafia – Aplicação da serigrafia (preta) em formato de moldura, através da tecnologia de impressão automatizada, na primeira lâmina de vidro.
  • Sinterização – Queima da pintura realizada na etapa de serigrafia para garantir a perfeita adesão da tinta ao vidro.
  • Curvação – As lâminas de vidro que compõem uma peça são sobrepostas em sua correta sequência de montagem e todo o conjunto é levado a um forno, que através do aquecimento controlado faz com que o conjunto se molde ao gabarito daquela peça e obtenha exatamente a mesma curvação para todas as lâminas.
  • Montagem – Após a curvação completa do conjunto, é iniciada a montagem exata da intercalação das lâminas de vidro com os respectivos polímeros – essa formulação faz parte do segredo de engenharia de cada fabricante, seja na espessura de cada lâmina de vidro, seja na espessura e no tipo de cada  polímero. Este processo é executado em uma sala com ambiente controlado – Sala Limpa, sem a presença de partículas suspensas que podem aderir à alguma camada do conjunto. A presença de qualquer partícula entre as lâminas, pode acelerar o processo de delaminação de um vidro blindado.
  • Autoclave – Finalizada a montagem da peça, a mesma é inserida em uma espécie de saco plástico com fechamento à vácuo e submetida a um rigoroso e controlado ciclo de Autoclave, onde o conjunto será submetido à pressão e temperatura específicas. Essa etapa garantirá a adesão entre vidros e polímeros, dando corpo ao conjunto.
  • Inspeção Final – após o ciclo de Autoclave, o produto final é submetido à uma inspeção técnica quanto à transparência, distorções e características de validação

 

Além das etapas de produção, foi apresentado o laboratório de testes, onde são efetuados ensaios e validações de corpos de prova, o chamado Túnel Balístico.

Ao término da visita, pôde-se conferir o quão complexa é a produção de um kit de vidros blindados. Um mix de processos bastante delicados e artesanais e uso de tecnologia com cortes de precisão, impressão de serigrafia automatizada e muito controle automatizado de todas as etapas do processo produtivo.

Outra conclusão conferida na prática, foi em relação ao o projeto de cada fabricante de vidro blindado que influencia diretamente no peso final do conjunto e em outras importantes características.

Durante a visita, a High Glass concordou em responder a algumas perguntas do Portal Blindados, destacadas na sequência.

Tempo da empresa no mercado: 16 anos
Quantidade de Kits mensalmente produzidos: acima de 300
Principal modelo de vidro produzido (Nível III-a): Graffeno e Extra Clear
Densidade do principal modelo de vidro: 35Kg/m2
Prazo de um ciclo de produção completo: 8 dias

Agradecemos ao Diego Silva e à High Glass pela recepção e colaboração para levar mais conhecimento e informação aos leitores do Portal Blindados.

One thought on “Entenda como são produzidos os Vidros Blindados

  • 14/04/2023 em 18:04
    Permalink

    Exelente apresentação d blindagem dos vidros.

Fechado para comentários.