Cuidados para se preservar a segurança no veículo blindado

Ao transitar com um veículo blindado, o condutor ocasionalmente se esquece de alguns cuidados básicos que devem ser observados para preservar a segurança oferecida por este tipo de veículo.

Um caso clássico noticiado em 2011 que falava sobre uma tentativa de assalto sofrida pelo então vice-presidente da República, Michel Temer, mostra que alguns cuidados essenciais são fundamentais, mesmo quando em um veículo blindado.

Segundo as reportagens da época, o veículo blindado que transportava o vice-presidente, ao transitar por movimentada avenida localizada em uma área nobre de São Paulo, sofreu uma tentativa de assalto. Ainda segundo os relatos divulgados, um homem teria abordado o veículo, batido em um dos vidros indicando que possuía uma arma e na sequência teria aberto a porta do motorista. Neste momento quatro agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estavam escoltando o veículo, rapidamente partiram para a abordagem ao assaltante, mas este conseguiu escapar. Na fuga deixou para trás a arma, que foi identificada como de brinquedo.

Nos cerca de 30 segundos que levou o incidente, uma possível falta de atenção poderia ter tornado a tentativa de assalto em algo muito mais grave, pois como narrado, o próprio assaltante teria aberto a porta do motorista, confirmando que a mesma estava destravada. Ou seja, apesar do carro ser blindado, a porta destravada deixou seus ocupantes totalmente vulneráveis, de nada valendo a sua utilização como veículo com proteção balística.

Trancar as portas, jamais abrir os vidros dianteiros ou traseiros, são cuidados essenciais que devem SEMPRE ser observados para preservar a integridade de quem se utiliza de um veículo blindado. Esteja SEMPRE atento!