A importância da Revisão de Blindagem

O processo de Revisão de Blindagem normalmente é considerado pelos usuários de veículos blindados como sendo um mero protocolo, cuja razão é gerar faturamento para a blindadora.

No entanto um processo de Revisão de Blindagem visa conferir alguns componentes importantes que podem sofrer um desgaste mais acentuado do que em um veículo normal e principalmente, verificar as condições de alguns componentes que constituem a blindagem.

Para entendermos melhor essas questões, recorremos à uma das empresas mais tradicionais do mercado de blindagem, a Concept Blindagens, que através do CEO, engenheiro Rogério Garrubbo, nos esclareceu:

 

ITENS DE DESGASTE
Segundo Garrubbo, itens como freios e suspensões devem ser verificados com frequência mais intensa que a indicada no Manual do Veículo, já que a blindagem agrega peso adicional, o que pode reduzir a vida útil destes componentes.

Sistemas autônomos de direção, frenagem e direção em faixa, podem necessitar de calibrações dos sensores presentes no parabrisa, já que estes foram manuseados durante o processo de blindagem e a forma de fixação modificada. Além disso, os vidros blindados possuem características e espessuras bastante distintas das originais e desta forma, ajustes e recalibrações são necessárias.

 

ITENS MODIFICADOS
Ainda segundo o engenheiro, outros itens modificados durante o processo de Blindagem devem ser constantemente verificados. É o caso dos amortecedores traseiros elétricos modificados, utilizados em tampas traseiras do portamalas de veículos com carroceria tipo Hatch e SUV.

Os amortecedores adaptados podem apresentar sinais de fadiga, como falta de capacidade de sustentação da tampa, estalos e ruídos intensos. Estes sinais quando verificados devem ser imediatamente apresentados a um profissional especializado de blindagem para que seja avaliada a condição do conjunto.
Uma tampa de portamalas blindada é bastante pesada e uma queda abrupta pode causar um grave acidente ao usuário.

Outros itens como guarnições de portas, guarnições de vidros móveis entre outras, também devem ser avaliados, reposicionados quando necessário e lubrificados, aumentando a sua vida útil e evitando maiores problemas com itens correlatos.

Uma inspeção técnica e minuciosa também pode detectar um processo inicial de delaminação de algum vidro.

 

 

Enfim, se você acredita que uma Revisão de Blindagem é apenas um item para cumprir uma burocracia da blindadora, fique atento!

Caso precise de alguma orientação ou consulta técnica, a Concept Blindagens se colocou à disposição do leitor do Portal Blindados para maiores esclarecimentos através dos telefones (11)3477-5000 ou (11)94018-3357.