Não existe blindagem balística para pneus
Apesar de já termos tratado deste tema, trouxemos novamente alguns esclarecimentos quanto à questão dos pneus no segmento da blindagem automotiva.
Frequentemente nos deparamos com discussões e dúvidas a respeito da solução balística para os pneus de um veículo.
Muitas empresas e proprietários de carros blindados, incorretamente, discutem qual o melhor tipo de blindagem para os pneus. O “incorretamente” fica por conta do fato de não existir no mercado convencional, qualquer tipo de blindagem balística para pneus.
A solução mais encontrada no mercado é a aplicação de uma cinta metálica, normalmente em aço inoxidável, no sulco presente no interior da roda. Essa solução nada mais é que uma espécie de acessório que evita que um pneu saia da roda com facilidade, em caso de perda de sua pressão interna.
Quando se perde totalmente a pressão do pneu, a tendência é que o mesmo seja expelido da roda ao se tracionar o conjunto e a cinta de aço evitará que isso ocorra com facilidade, no entanto, ao se locomover nestas condições o pneu se degradará de forma muito rápida.
Na prática, a cinta de roda permitirá que o condutor consiga sair de alguma situação de perigo estando com algum pneu despressurizado, ou seja, nada relacionado à uma blindagem balística de pneu.
Outra solução de mesma aplicação porém menos frequente, é a utilização de cintas de borracha ao invés de aço. Esta outra tecnologia, possui outros inconvenientes, como a possibilidade de um desbalanceamento mais frequente das rodas devido ao grande peso da borracha.
De qualquer forma, a melhor solução para um blindado é a utilização de pneus do tipo Runflat (vide matéria publicada aqui no Portal Blindados).
Estes tipos de pneus ao perderem a pressão, conseguem se auto-sustentar devido à composição especial das bandas laterais.
Atualmente boa parte dos veículos com maior tecnologia embarcada, já chegam de fábrica com esse tipo de pneu, dispensando inclusive a necessidade de estepes e macacos.
O monitoramento da pressão destes pneus ocorre de forma eletrônica, por indicação no painel do veículo através de sensores instalados nas válvulas via tecnologia sem fio.
Portanto, fique atento ao ouvir algo sobre “blindagem de pneus”!
Fábio Rovedo vc é top! ????
Concordo
Plenamente . Já retirei as cintas dos pneus de meu Jetta blindado pela Imbra