Mercado de Blindagem Aquecido
Pelos números referentes ao fechamento do 1º semestre de produção de blindagem, divulgados recentemente pela ABRABLIN – Associação Brasileira de Blindagem , o ano de 2022 deverá encerrar com o recorde de blindagens já realizadas no Brasil.
Pela publicação, o 1º semestre registrou mais de 11.700 blindagens em todo o país. Segundo Marcelo Silva, presidente da ABRABLIN, o mercado mantém-se muito aquecido face principalmente à insegurança vivida nas grandes metrópoles de todo o país.
Pelo que pudemos apurar junto ao mercado e avaliando inclusive os indicadores de preços publicados aqui no PORTAL BLINDADOS, através do IPB – Índice de Preços da Blindagem, vários fatores tendem a influenciar os preços da blindagem daqui para frente.
Recentemente a fabricante DUPONT™, um dos principais fornecedores do segmento de blindagem, divulgou a seus clientes a dificuldade logística em trazer para o Brasil o KEVLAR®, fio que serve de base para a construção (tear) das mantas de fibra de aramida.
As mantas de fibra de aramida são utilizadas em maior ou menor quantidade pelas blindadoras, de acordo com cada um de seus projetos.
Além da dificuldade com as mantas de fibra de aramida, certamente influenciada pela crise do Covid 19 e ataque da Rússia à Ucrânia, os fabricantes dos chamados vidros blindados, também enfrentam dificuldades com algumas das matérias primas importadas.
Mesmo com essas dificuldades, pudemos notar através do IPB – Índice de Preços da Bindagem, uma leve tendência de queda nos preços até o momento. Porém, essa tendência pode mudar com as dificuldades relacionadas às matérias primas aqui citadas. Ao menos essa é a expectativa dos implementadores de blindagem.
Para entender o motivo desta leve tendência observada na queda de preços da blindagem, avaliamos os principais componentes utilizados em uma blindagem e identificamos algo que possa estar relacionado a tal fato. Como o kit de vidros tem o maior peso nos custos de uma blindagem, muito provavelmente a grande diversidade de fabricantes e formulações encontradas no mercado, possam ter pressionado o preço deste componente para baixo através pela maior oferta e competitividade.
Fizemos uma breve pesquisa com especialistas e identificamos ao menos 20 fabricantes ativos! A seguir a lista em ordem alfabética:
Agp (São José dos Pinhais – PR)
Anglo Glass (São Paulo – SP)
Armor (Itaquaquecetuba – SP)
Fanavid (Guarulhos – SP)
Gart Glass (São Bernardo do Campo – SP)
Gepco (Guarulhos – SP)
High Glass (Atibaia – SP)
Inbra (Mauá – SP)
Lider Glass (Guarulhos – SP)
M.Layer (Guarulhos – SP)
Pg Products (Cotia – SP)
Power Glass (Diadema – SP)
Protechtor (Campo Limpo Paulista – SP)
Safety Glass (Osasco – SP)
Scape Glass (Suzano – SP)
Secforce (Mogi das Cruzes – SP)
Ser Company (São Bernardo do Campo – SP)
Silver Glass (Itaquaquecetuba – SP)
Vantech Glass (Diadema – SP)
Vertco (Mogi das Cruzes – SP)
Após a descoberta dessa impressionante variedade de fabricantes de vidros especiais, fortalecemos a nossa recomendação de sempre pesquisar além da blindadora e seu projeto, os materiais utilizados. E não esqueça de visitar as blindadoras escolhidas antes de entregar seu veículo para o início da blindagem!