Entenda a diferença entre blindagem nível 3 (nível III) e blindagem nível 3A (nível III-A)
O nível de Blindagem mais comercializado para veículos de uso civil e autorizado pelo Exército Brasileiro, é aquele designado como Blindagem nível 3A (ou blindagem nível III-A), que suporta projéteis de arma de fogo do tipo Magnum .44.
No entanto, muitos que se referem ao tipo de Blindagem nível 3A, acabam abreviando a sua descrição para Blindagem nível 3 (ou Blindagem nível III), o que pode gerar bastante confusão, pois existe uma enorme diferença entre uma Blindagem nível 3A e uma Blindagem nível 3.
Como mencionado, a Blindagem nível 3A suporta projéteis de uma arma de fogo do tipo Magnum .44, já a Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. Ou seja, são níveis de Blindagens bem distintos.
Para a aplicação de ambos os níveis de Blindagem, é necessária a autorização prévia do Exército Brasileiro. No entanto, não é qualquer veículo que suporte e absorva o peso agregado pela Blindagem nível 3.
Os tipos de veículos mais adequados para receber uma Blindagem nível 3 (Blindagem nível III) são aqueles com motorização mais potente e de carroceria do tipo Pick-up, que possuem uma das menores áreas de habitáculo. Quanto menor a área a ser protegida, menor a quantidade de material aplicado.
Basicamente podemos afirmar que uma Blindagem nível 3A (Blindagem nível III-A) possui vidros com espessuras que podem variar de 17mm a 21mm, conforme a tecnologia empregada em sua fabricação e que, uma Blindagem do nível 3 (Blindagem nível III) recebe vidros com cerca de 42mm de espessura.
Outro ponto que também chama bastante a atenção, é em relação à Blindagem opaca. No nível III-A normalmente são utilizadas mantas de fibra de aramida caracterizadas pela quantidade de camadas em determinadas áreas, conjugadas com aço em partes estratégicas para o travamento de bordas de aramida e como elemento de sobreposição – overlaps. Já a Blindagem nível 3, recebe somente aço especial com espessura de cerca de 6mm.
A manta de fibra de aramida é bem mais leve que o aço e desta forma interfere significativamente no peso agregado ao veículo. Em resumo, os pesos agregados pelos níveis de Blindagem 3A e 3, são bastante distintos e devem ser avaliados no momento da decisão pelo nível de Blindagem almejado.
Poucas empresas no mercado detém a expertise para o desenvolvimento e instalação de um projeto de Blindagem nível 3.
Quando estiver procurando por um serviço de Blindagem automotiva, esteja atento ao nível de proteção mais adequado à sua necessidade e como sempre reforçamos, visite as empresas de blindagem para dirimir dúvidas antes de confiar seu veículo ao início do processo.
A blindagem nível III hoje utiliza compostos de alta tecnologia com baixo peso agregado como DYNEEMA e SPECTRA SHIELD , com redução de peso muito relevante se comparados com o AÇO , proporcionando que veículos seda também possam receber esta proteção, observando-se que não é somente a espessura do aço que é importante , mas sim a sua composição estrutural , o mais utilizado é o ARMOX
Antônio Carlos, agradecemos pelo comentário e gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre os compostos mencionados. Fique à vontade em nos contatar.