Dicas para conduzir e manter o seu carro blindado
Como já abordamos em outras matérias, o peso agregado pela blindagem convencional de nível III-A, depende muito do tipo de projeto desenvolvido pela blindadora.
No entanto, podemos afirmar que com uma configuração mais tradicional de projeto e com a utilização de vidros mais leves, em um veículo com carroceria do tipo sedan (Corolla, Jetta, Civic, etc) são agregados ao menos 160Kg e para um veículo com carroceria do tipo SUV de pequeno porte (HR-V, Renegade, Compass, Q3, etc) ao menos 190Kg. Para um SUV de maior porte o peso adicional deve se situar na faixa de 250Kg.
Com a adição deste peso, que equivale à cerca de 2 a 3 pessoas de porte mediano no veículo, as sensações transmitidas ao condutor bem como as reações do veículo, são diferentes de um veículo sem a blindagem e certamente exigirão maior atenção de quem o conduz.
A intensidade e percepção dessas sensações vão depender muito da forma como o veículo é conduzido e principalmente da sensibilidade do condutor.
Uma das primeiras mudanças percebidas é a reação do veículo ao se frear, que exigirá um espaço maior para concluir a frenagem e automaticamente obrigará que o condutor mantenha uma distância maior do veículo à frente.
Dos componentes agregados ao veículo, o vidro é de longe o de maior densidade, ou seja, aquele com maior peso agregado por área. Em se tratando de uma blindagem nível III-A, os componentes aplicados ao veículo possuem aproximadamente as seguintes grandezas:
– vidros : de 38Kg/m2 a 46Kg/m2 (conforme tecnologia/composição utilizada na produção dos vidros)
– aço : cerca de 22Kg/m2
– aramida : cerca de 4Kg/m2
Para entendermos o efeito da aplicação dos novos vidros na distribuição de peso no veículo, vamos imaginar uma linha que divida o veículo horizontalmente em duas partes: superior e inferior.
A partir dessa linha imaginária, podemos afirmar que os vidros ficam situados sempre na parte superior do veículo. Como os vidros blindados são responsáveis pela maior parte do peso agregado pela blindagem, consequentemente, o maior peso agregado está na parte superior do veículo.
Tetos solares blindados, ampliam ainda mais esse desequilíbrio por estarem situados no topo do veículo.
Tal fato acaba por deslocar ligeiramente o que chamamos de centro de gravidade do veículo para cima. Resumidamente, o centro de gravidade seria um ponto imaginário de equilíbrio de todas as forças peso, ou seja, se pudéssemos erguer um veículo do chão por um único ponto em que que ele não se inclinasse em qualquer sentido, esse seria o centro de gravidade.
Em termos práticos, deslocar ligeiramente o centro de gravidade para cima, implica no veículo vir a apresentar algum comportamento diferente do convencional em curvas, como por exemplo alguma maior inclinação, principalmente em modelos do tipo SUV que naturalmente são ainda mais altos.
Além dos cuidados na condução, como já abordamos em outras matérias, não podemos esquecer dos tradicionais cuidados com o blindado, tais como: não bater as portas com vidros abaixados, não utilizar ventosas no parabrisa para apoio de celulares ou ainda ventosas com cortinas para bebês, evitar a exposição por longo período dos vidros blindados ao sol, evitar direcionar o fluxo do ar condicionado para os vidros, não esquecer de travar as portas do veículo ao entrar, entre outros.
Pode parecer muita informação, mas são pequenos cuidados que exercitados diariamente se tornam hábito e ajudam na condução e manutenção do seu veículo blindado.