Dicas de utilização para seu veículo Blindado

Ao adquirir um veículo blindado,  é importante se atentar à nova configuração que modificou substancialmente algumas características originais do veículo.

Com simples cuidados, é possível prolongar a vida útil de alguns componentes originais e daqueles que compõem a blindagem. Outros cuidados podem, inclusive, evitar acidentes durante o uso do veículo e preservar a segurança dos ocupantes. Então vamos às dicas:

1. Os vidros das portas só devem ser abertos quando estritamente necessário.

2. Os vidros das portas devem ser movimentados preferencialmente com motor do veículo ligado, garantindo a máxima energia disponível para os acionadores elétricos. Desta forma, evita-se o risco de uma parada inesperada dos vidros devido à descarga mais acelerada da bateria do veículo.

3. Jamais conduzir o veículo com os vidros abertos, pois os mecanismos de levantamento dos vidros poderão sofrer alguma avaria ou deformação devido ao peso, dificultando o seu perfeito funcionamento. Assim, é reduzida a possibilidade de ocorrência de alguma trinca nos vidros das portas.

4. Nunca fechar as portas com os vidros totalmente ou parcialmente abertos, pois há grande possibilidade da ocorrência de trincas ou quebras.

5. Evitar bater as portas com muita força, pois o pacote balístico do vidro possui maior peso e pode sobrecarregar as bordas que são apoiadas nas canaletas da porta. Dependendo da intensidade dessa força, pode ocorrer a quebra ou trinca das bordas dos vidros.

6. Evitar submeter o veículo a intensas torções de carroceria, já que um vidro com propriedade balística é muito mais rígido que o original e em condições mais severas, pode trincar.

7. Para a limpeza interna dos vidros, utilizar apenas água e sabão neutro, com um pano limpo e macio. A superfície interna de um vidro blindado é sempre composta por um polímero, muito mais sensível e susceptível a riscos e reações quando em contato com produtos químicos.

8. Evitar lavar os vidros após intensa exposição ao sol, para que não ocorra um choque térmico que provoque o aparecimento de trincas.

9. Evitar deixar o veículo exposto ao sol por longos períodos, pois essa prática pode contribuir com o processo de delaminação (descolamento entre as camadas de polímeros e vidros).

10. Quando acionar o ar condicionado após exposição do veículo à alta temperatura, evite direcionar o fluxo de ar diretamente ao parabrisa.

11. Não colar adesivos ou utilizar dispositivos de fixação do tipo ventosas na face interna dos vidros blindados. Todo adesivo possui solventes que podem reagir com a face interna do vidro blindado (polímero).

12. Para a instalação de películas de proteção solar nos vidros, procurar sempre um profissional especializado em blindado. A aplicação de películas em um vidro blindado exige maior habilidade e conhecimento, pois a mesma deve ser aplicada à face interna do vidro blindado, que é composta por um polímero.

13. Recomenda-se a lubrificação das canaletas por onde correm os vidros de portas com silicone, garantindo a livre movimentação dos vidros. Importante aplicar o produto SOMENTE nas canaletas laterais evitando excessos e principalmente o contato com a área do pacote balístico dos vidros.

14. Cuidado ao abrir as portas do veículo em aclives ou declives, pois o peso agregado às portas pode deslocar o ocupante. Muita atenção com crianças!

15. Cuidado redobrado com a tampa do porta-malas, sempre aguardando a sua total abertura e confirmação de que não está cedendo ou se movimentando. Os amortecedores de sustentação podem se desgastar mais rapidamente devido ao peso agregado e não suportar o peso da tampa.

 

Com estas dicas, esperamos que seu veículo blindado tenha realmente uma vida útil prolongada!