Cintas de Rodas
Nessa matéria trataremos de um interessante esclarecimento a respeito das Cintas de Rodas, comumente referidas de forma totalmente equivocada como “blindagem de pneu”.
A Cinta de Roda é um dispositivo acessório montado internamente ao conjunto de roda e pneu, não sendo considerado um item de blindagem.
Este dispositivo tem como objetivo evitar que um pneu esvaziado ou despressurizado saia da roda e permita a fuga de alguma situação crítica.
O perfil interno da roda possui uma espécie de sulco que visa facilitar a montagem do pneu, no entanto como descrito, caso o pneu esvazie, este sulco facilitará o deslocamento lateral do pneu fazendo com que o mesmo se desprenda da roda.
Na hipótese de um pneu se soltar da roda, o sistema de tração do veículo ficaria comprometido, pois a roda estaria em contato direto com o solo e o veículo ficaria “patinando”.
Neste caso o veículo teria dificuldade em se movimentar, podendo colocar os ocupantes do blindado em situação crítica.
Esclarecida a real funcionalidade das Cintas de Rodas e da inexistência do termo “blindagem de pneu”, destacamos suas particularidades:
– confeccionada em aço inoxidável;
– podem gerar dificuldades na hora da substituição dos pneus, pois o operador deverá conhecer como montar e desmontar esse dispositivo para poder substituir o pneu;
– deve ser consultada a sua aplicação em rodas que possuam sensores de pressão dos pneus, pois podem interferir no funcionamento destes dispositivos;
Existem outras soluções no mercado para um carro blindado em substituição às Cintas de Rodas, tais como outro acessório chamado Flats Over , composto por espécie de cintas de borracha e pneus do tipo Run Flat, que dispensam qualquer acessório, pois possuem uma banda lateral com composto especial que se auto sustenta em caso de perda de pressão – vide matéria publicada aqui no Portal Blindados.
A alternativa por pneus do tipo Run Flat se mostra atualmente como a melhor solução para um blindado no que diz respeito à preservação das condições de rodagem em situações críticas.
No sistema de “blindagem de pneu ” , todo tipo vai precisar de um pouco de conhecimento ou explicação para desmontar !
O nome Run Flat não se aplica ao utilizado com perfil de borracha – Flats Over ! O nome Run Flat é o tipo de pneu , com borda ou ombros mais rígidos e com mais borracha ,mesmo sem pressão da a impressão de descalibrado e não vazio !
O sistema RodGard usa uma peça a base de polímero !
Sobre o sensor de pressão a cinta permite o uso sem danificar , porem como tudo ,depende de um bom fabricante e de uma boa M.O. de instalação ! Já existe carro que não usa mais o sensor dentro da roda p/ checar a pressão !
Marcello, agradecemos os seus comentários e participação. De fato não havíamos notado a respeito da menção incorreta do termo “Run Flat” para as Cintas de Borracha. Já corrigimos para “Flats Over”.