Blindagem contra fuzil – nível III

Com o aumento da violência verificada nas principais capitais do país, parte  em consequência de disputas por territórios entre facções criminosas, tem-se verificado um assustador aumento do poderio bélico do crime organizado.

Segundo a Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, somente em 2019 o total de armas apreendidas no Estado chegou a 8,4 mil. Deste total 505 foram do tipo fuzil. Tratam-se dos maiores números já registrados até então.

Parte destes fuzis aprendidos são do modelo AK-47 que segundo especialistas, seria um dos armamentos de mão mais poderosos já produzidos. Com capacidade de disparo de 10 tiros por segundo, seu projétil é capaz de perfurar uma blindagem convencional de nível III-A. Desta maneira, a única forma de se pensar em uma blindagem segura, ou seja, blindagem a prova de fuzil, seria a utilização de uma blindagem de nível III, que é bem mais pesada que uma de nível III-A.

Uma blindagem nível III, face ao peso agregado, somente é suportada por veículos com estrutura e motor mais adequados, o que restringe consideravelmente a sua aplicação. Para se ter uma ideia, um vidro convencional de nível III-A possui espessura nominal que varia entre 17mm e 21mm. Já no nível III a espessura nominal gira em torno de 42mm.

No mercado são encontradas poucas empresas especializadas em blindagem de nível III e ao decidir por este nível de blindagem, pesquise bastante e como sempre recomendamos, visite e conheça o trabalho das blindadoras selecionadas antes de contratar o serviço!

 

Veja também:

→ Entenda a diferença entre blindagem nível 3 e blindagem nível 3A

 

2 thoughts on “Blindagem contra fuzil – nível III

  • 24/11/2020 em 15:43
    Permalink

    Exercito autoriza a blindagem Nível III para uso civil? Pelo que sei o máximo é nivel III-A.

    • 27/11/2020 em 10:03
      Permalink

      Olá, atualmente o Exército Brasileiro permite o uso civil para blindagens nível III. A Portaria anterior, especificava que blindagem nível III era permitida mediante autorização especial, no entanto desde a publicação da nova Portaria (atual), a blindagem de nível III não possui qualquer tipo de restrição.

Fechado para comentários.