Aço e a blindagem nível III-A
No segmento de blindagem automotiva, encontramos frequentemente muita discussão a respeito da aplicação do aço como um dos componentes da chamada blindagem opaca.
O aço Inox de especificação AISI 304L com espessuras que variam de 2,5mm a 3,0mm, é o mais empregado nos processos de blindagem automotiva de nível III-A, principalmente em áreas como colunas frontais (colunas A), colunas centrais (colunas B), colunas traseiras (colunas C), longarinas superiores, além de outras áreas importantes e como elemento de sobreposição – os overlaps.
Como já abordamos em outras matérias, ao longo dos anos, com o desenvolvimento da tecnologia em materiais opacos de blindagem, as fibras de aramida passaram a ocupar importante destaque como material mais leve que o aço.
No entanto, em pontos estratégicos a fibra de aramida não apresenta o desempenho necessário à uma blindagem de nível III-A, pois as bordas da fibra não se mostram adequadas à resistência balística necessária.
Tal fato pode ser observado nos projetos ditos como homologados por montadoras, como é o caso de blindagens certificadas por Audi, BMW e recentemente Volvo. A principal característica comum entre as blindagens certificadas e portanto, aprovadas pelas montadoras, é a presença mais intensa do aço com propriedades balísticas.
Infelizmente encontramos no mercado de blindagem, algumas afirmações e mitos que não são verdadeiramente comprovados, como por exemplo, que o uso do aço com propriedades balísticas é utilizado única e exclusivamente como forma de redução de custo.
Prova disso foi a evolução dos vidros com propriedades balísticas, onde atualmente praticamente todos os fabricantes se utilizam da tecnologia de aço engastado nas bordas dos vidros de portas laterais dianteiras e traseiras.
É importante que ao decidir por blindar o seu veículo, pesquise e principalmente, visite as blindadoras escolhidas para conhecer o projeto de blindagem nível III-A desenvolvido por cada empresa.
Boa blindagem!
Texto perfeito.
Porém, acho um absurdo que empresas de “desovam” no mercado uma quantidade enorme de blindados (devido serem parceiros de Concessionárias), blindarem o veículo só com manta de aramida, inclusive nas colunas (o que TODO MUNDO SABE, que tecnicamente não é recomendado, pois o tecido não possui um advento técnico chamado “resistência mecânica do material” – dúvidas dar um google).
Empresas de Blindagem Artesanal (que não são Linhas de Produção) tendem a serem muito mais cuidadosas e criteriosas na hora de blindar os veículos, se tiver também o Solo de Qualidade ISO 9001, aí fica muito fácil de você “filtrar” no mercado em termos de Qualidade em Blindagem.
A tendência futura seria o próprio Exército Brasileiro criar uma “Instrução de Trabalho” para que os Blindadores seguissem estes critérios técnicos, garantindo um mínimo padrão a ser respeitado.