A Blindagem e a Garantia do Veículo

A cada dia o discurso da perda da garantia do veículo parece estar se tornando uma das principais argumentações de convencimento de aquisição por uma ou outra blindagem.

Como defendemos aqui no Portal Blindados, a segurança deveria sempre ser a principal argumentação. No entanto, após anos de embate e ameaças sobre a questão da perda da garantia, seguindo os passos de suas redes de concessionárias, as montadoras parecem ter resolvido aderir ao atrativo mercado de blindagem do país como uma oportunidade de receita.

Essa percepção pode ser melhor compreendida através de um esclarecimento sobre o processo de certificação de blindadoras, extraído do site de uma montadora, onde não são mencionados ou enfatizados atributos técnicos de segurança:

“Dentre os critérios utilizados para certificar as blindadoras, foi considerado, entre outros, os procedimentos de compras e armazenagem de peças, além de capacidade produtiva da empresa blindadora.”

Esse movimento ajuda a compreender e explicar o importante incremento nos valores médios da blindagem identificados através do IPB – Índice de Preços da Blindagem durante o ano de 2023, pois conforme apuração do Portal Blindados, agora além da concessionária, a própria montadora recebe um comissionamento por cada blindagem vendida.

Mesmo com a divulgação das montadoras sobre a manutenção da garantia do veículo, a responsabilidade por qualquer dano ou defeito, continua sendo da blindadora que aplicou a blindagem, porém agora de forma oficializada.

Prova disso são as mensagens enfatizadas nos sites das próprias montadoras, através de textos sobre a responsabilidade das blindadoras nos itens instalados, substituídos e modificados.

Basicamente as montadoras que passaram a participar desse mercado se dividiram em 3 grupos distintos, aquelas que utilizam o termo Blindagem Homologada, aquelas que utilizam o termo Blindagem Certificada e aquelas que apenas recomendam uma Blindagem.

As chamadas Blindagens Homologadas se caracterizam por exclusividade a determinada blindadora, com participação intensa da montadora no processo de homologação e pela contratação de empresa especializada para o acompanhamento do processo. O processo de homologação é finalizado com um teste balístico, validado por entidade internacional que certifica e atesta a blindagem aplicada em um veículo tido como modelo, conforme norma vigente no Brasil.

Já as Blindagens Certificadas se caracterizam por um maior número de blindadoras, cada qual com seu projeto, não sendo compartilhadas informações do projeto do veículo com a blindadora em certificação, como ocorre na relação com as montadoras que homologam a blindagem.

Para aquelas denominadas como Blindagens Recomendadas a determinadas blindadoras, não conseguimos apurar o nível de envolvimento das montadora em eventuais desenvolvimentos ou validações.

Nos grupos das Certificadas e principalmente Homologadas, as blindadoras são frequentemente auditadas quanto aos processos e controles internos, bem como quanto ao controle de lotes dos produtos balísticos.

Ainda conforme apuração do Portal Blindados, em nenhum dos casos houve investimento em novas tecnologias pelas montadoras, ou seja, os processos de aplicação da blindagem pelas blindadoras provavelmente tornaram-se mais controlados, mas sem novidades tecnológicas ou até mesmo sem a utilização de materiais mais leves de uma forma geral. Outra característica marcante verificada, foi o processo de Certificação ou Homologação ser conduzido pela área de Pós Venda da montadora, tal qual como uma validação de acessórios.

Outro fator verificado é a não presença de importantes blindadoras do mercado, que tradicionalmente defendem a bandeira da segurança como prioridade e mantém estrutura técnica de engenharia própria.

Parte dessas blindadoras resistem ao longo do tempo através da confiança estabelecida junto aos consumidores de blindagem que acabam priorizando a confiança técnica ao invés do forte argumento utilizado pelas concessionárias/montadoras da perda de garantia do veículo.

Alguns materiais de última geração, muito mais leves, podem ser escolhidos para a aplicação em uma blindagem realizada por uma blindadora tradicional de mercado, bem como um jogo de vidros blindados mais leves, algo que não parece ser possível em uma blindagem nomeada pela montadora.

Com o intuito de organizar essas questões que parecem rumar cada vez mais para o âmbito comercial, a ABRABLIN – Associação Brasileira de Blindagem, está lançando um programa de Certificação de Blindagem voluntária, cujo órgão certificador é o IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, que é um organismo certificador especializado no setor automotivo, criado e dirigido pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Sindipeças e outras entidades.

A Certificação proposta segue basicamente os mesmos princípios mencionados e publicados por algumas montadoras, com o controle e auditoria dos processos e materiais utilizados para a realização da blindagem.

Desta forma, por ser um órgão certificador dirigido pelas próprias montadoras através da ANFAVEA, a lógica nos leva a crer que uma blindagem aplicada por uma blindadora certificada pelo programa da ABRABLIN/IQA não invalidará a garantia do veículo.

Enfim, como sempre abordamos aqui no Portal Blindados, independentemente de sua escolha por uma blindagem Certificada, Homologada, Recomendada ou de sua confiança, visite as blindadoras escolhidas e conheça a equipe técnica, esclarecendo todas as suas dúvidas. Você encontrará no mercado, blindagem com título de Certificada sendo que não há qualquer menção no site da montadora, blindadora Certificada que não possui sequer equipe de engenharia própria, mas com importante relação comercial com a montadora ou concessionária, e blindadoras com equipes próprias de engenharia que não fizeram parte da seleção das montadoras por algum critério desconhecido.

Resumo das montadoras com alguma menção à blindagem nos meios eletrônicos e as respectivas informações em seus sites:

Toyota – Blindagem Certificada – 3 Blindadoras Certificadas

Land Rover – Blindagem Certificada – 7 Blindadoras Certificadas

Volvo Cars – Blindagem Homologada – 1 Blindadora Homologada

BMW – Blindagem Homologada – 1 Blindadora Homologada

Chevrolet – Não faz menção à Certificação ou Homologação – 1 Blindadora Recomendada

GWM – Existem publicações esporádicas em alguns meios de comunicação que mencionam a blindagem, mas não há qualquer formalização em seu site

BYD – Existem publicações esporádicas em alguns meios de comunicação que mencionam a blindagem, mas não há qualquer formalização em seu site

One thought on “A Blindagem e a Garantia do Veículo

  • 30/01/2024 em 16:18
    Permalink

    Excelente abordagem sobre um tema amplo e polemico em diversos aspectos! Importante analisar os temas pontuados e considerações em prol de um mercado mais regulado e focado no objetivo fim deste investimento em segurança que é a proteção contra impactos balísticos e preservação dos sistemas de alta tecnologia embarcados.

Fechado para comentários.