A blindagem e a desinformação em 2023

Que a blindagem, pelo fato de ser um tema muito técnico, não é de pleno entendimento do público em geral é algo compreensível.

A própria existência do Portal Blindados é oriunda da necessidade de levar mais informação e conhecimento ao consumidor de blindagem.

No entanto, o ano de 2023 parece ter ultrapassado todos os níveis de desinformações publicadas na mídia até então, a respeito do tema blindagem automotiva.

É fato que matérias compradas, principalmente nos canais de menor relevância, façam alguma afirmação proveniente de seu anunciante, que eventualmente cometa algum pequeno deslize em suas colocações técnicas.

Neste ano os principais players de comunicação, aqueles considerados de 1ª linha, parecem ter esquecido a consulta a especialistas para validarem as informações antes da publicação das matérias sobre blindagem.

Em um segmento tão carente de corretas informações, algumas afirmações de gigantes da mídia nacional, que tanto combatem as chamadas ‘fake news’, podem confundir ou ainda colaborar para que seus leitores difundam informações incorretas.

Separamos um trecho de apenas duas destas publicações, uma de caráter administrativo e outra de caráter técnico.

“Já na segunda é feita aplicação de material opaco sobre o vidro original. Em alguns casos, com a manta balística (mais cara que o fechamento feito com aço, aliás), é possível manter a abertura. Isso porque o material pode ser aplicado na cortina móvel que cobre o teto solar, mantendo as propriedades originais.

Matéria publicada sobre blindagem em teto solar, onde é afirmada a possibilidade de realizar a aplicação de material balístico na cortina do teto solar para manter as propriedades originais. A cortina de teto solar, via de regra é confeccionada em um fino tecido ou em alguns poucos casos em tetos menores, com algum material conformado e revestido, similar a um forro de teto. Portanto, não há como se aplicar material balístico em uma cortina de teto solar e mesmo que fosse possível, a estrutura de sustentação da cortina não suportaria a energia de impacto de um projétil.

“Após o início da blindagem, o cliente deve solicitar o Certificado de Registro junto ao Exército. Ao concluir o procedimento, a empresa blindadora gera o Termo de Responsabilidade, que descreve os materiais usados no processo, o nível de resistência e a validade da proteção balística.”

Matéria publicada em 2023 citando alguns procedimentos necessários para efetuar a blindagem. Apesar das várias mudanças ocorridas nos últimos anos, já há um bom tempo (alguns anos) não é mais necessária a obtenção do CR – Certificado de Registro para quem deseja aplicar a blindagem em seu veículo.

 

Com a veiculação de informações destes tipos, torna-se ainda mais importante a atenção no momento de escolha de uma blindadora.

Por isso, como sempre recomendamos, pesquise e visite as blindadoras selecionadas e conheça pessoalmente as suas equipes técnicas. Tire todas as suas dúvidas técnicas além das dúvidas comerciais e boa blindagem!

One thought on “A blindagem e a desinformação em 2023

  • 13/12/2023 em 20:05
    Permalink

    Essas matérias mesmo quando não contém informações equivocadas, via de regra são de uma extrema superficialidade.

    Assim pouco agregam para aqueles que querem, ou precisam se informar sobre o tema.

Fechado para comentários.