Um veículo blindado exige uma série de cuidados adicionais em relação a um veículo convencional e muitas vezes faz-se necessária a busca de mão de obra especializada para a realização de intervenções como a manutenção preventiva ou reparação de veículos blindados.
As manutenções preventivas em veículos blindados, devem seguir os prazos recomendados pelos aplicadores da blindagem (blindadoras) e são fundamentais para se evitar problemas ao longo da vida útil dos componentes instalados. Um vidro de porta que possa com o tempo deslocar-se fora de sua posição esperada, desgastará as guarnições de borracha, que servem coma guia, e poderão deslocar ainda mais a posição do vidro. Com isso, este vidro poderá, devido ao forte atrito do pacote balístico do vidro com a guarnição, precipitar o início de um processo de delaminação.
A execução de uma manutenção preventiva poderá evitar que eventual delaminação se inicie precocemente. A delaminação nada mais é que o descolamento entre polímeros e vidros que formam o chamado pacote balístico e após a sua ocorrência poderá ser necessária a substituição completa do vidro, gerando custos elevados.
Outros pequenos inconvenientes podem surgir com uso do veículo, como barulhos e rangidos, que devem ser corrigidos de forma a preservar e não afetar as condições balísticas instaladas no veículo blindado. Um veículo blindado, é um veículo modificado e portanto são necessários ajustes específicos ao longo de seu uso.
Portanto, mantenha o seu veículo blindado sempre em dia com as manutenções necessárias, através de uma oficina especializada na manutenção e reparação de veículos blindados e que possua a autorização do Exército para exercer a sua atividade.
Veja também:
→ Cuidado no Reparo de Funilaria e Pintura de um blindado