Eletrificação de veículos – ABX22
No último dia 8 de setembro, ocorreu em São Paulo o evento Automotive Business 2022 – ABX22 e o Portal Blindados esteve lá para acompanhar as discussões sobre o futuro da mobilidade no Brasil.
Dentre tantos temas discutidos nos painéis, que ocorreram simultaneamente, com os principais representantes de toda a cadeia automotiva, a eletrificação se mostrou como um dos temas centrais do futuro da mobilidade no país.
Pudemos acompanhar percepções e afirmações sobre o desempenho dos veículos elétricos, a preocupação com as baterias, autonomia, carga de baterias, entre outras. De uma forma geral, a certeza parece ser de que eletrificação dos veículos é a grande tendência para a mobilidade.
Para o segmento da blindagem automotiva, essa firmação da eletrificação dos veículos, exigirá cada vez mais capacitação dos profissionais envolvidos, principalmente no que diz respeito aos processos de desmontagem e remontagem dos veículos.
Para quem está mais familiarizado com o processo de blindagem, sabe que para a aplicação dos componentes de proteção balística, o veículo deve inicialmente ter todos os componentes internos de acabamentos removidos e ao término da blindagem, todos os mesmos componentes remontados e em sua grande maioria, retrabalhados para que se ajustem às novas características do veículo.
Este processo de desmontagem e remontagem, exige bastante cuidado e conhecimento para manusear toda a parafernália eletrônica do veículo, além da necessidade do uso de sofisticados equipamentos de diagnóstico que permitam refazer o reconhecimento dos componentes removidos e até mesmo, a calibração de algumas funcionalidades.
Outro fator importantíssimo, diz respeito à segurança dos operadores que fazem a aplicação dos materiais balísticos. A eletrificação do veículo deve ser desativada de forma adequada para que acidentes não ocorram, pois o banco de baterias é uma potente fonte de energia.
A aplicação dos materiais balísticos ainda necessita de projeto específico para veículos eletrificados, avaliando as partes que devem receber determinados materiais, bem como quais os pontos mais adequados de fixação para que não interfiram na elétrica do veículo.
Durante o evento nos deparamos inclusive, com um representante do segmento de blindagem automotiva, a Concept Be Safe, um dos patrocinadores e expositores. Tivemos a oportunidade de discutir com o CEO da Concept, o engenheiro Rogério Garrubbo, sobre a importância ainda maior, da presença de um corpo de engenharia em uma blindadora. Segundo Rogério, a Concept Be Safe conta com uma equipe de engenharia dedicada aos projetos de blindagem, com muito foco em veículos eletrificados.
Enfim, quando decidir por blindar o seu veículo, fique atento! Conheça o projeto das blindadoras e avalie se aquelas escolhidas, detêm conhecimento de engenharia para manusear o seu veículo.