Mitos e verdades sobre a fibra de aramida

Apesar dos consumidores de blindagem automotiva, na grande maioria das vezes se concentrar somente na marca dos vidros com propriedades balísticas, os materiais balísticos chamados de opacos, são tão ou mais importantes que os transparentes.

Dentre os materiais opacos se destaca a fibra de aramida. Com propriedades balísticas muito peculiares, a fibra de aramida tem a função de proteger algumas partes estratégicas do veículo.

A fibra de aramida possui peso mais reduzido em comparação aos demais materiais normalmente empregados na blindagem automotiva, que são o aço e vidro com propriedades balísticas.

O funcionamento da fibra de aramida se resume em absorver a energia cinética do projétil, realizando o chamado “trabalho”, ou seja, um pequeno movimento de amortecimento suficiente e capaz de absorver a energia do projétil, impedindo que o mesmo siga a sua rota.

A aplicação da fibra de aramida requer estudos de engenharia para avaliar a sua efetiva performance, já que a mesma tem sua plena funcionalidade quando aplicada em conjunto com outro material.

Consultamos alguns especialistas para listar importantes características de aplicação da fibra de aramida para o nível III-A de blindagem, que é o maior nível de blindagem permitido hoje no país e também, o mais comercializado.

Como citado em outras matérias, infelizmente no Brasil não existe hoje uma norma de aplicação de materiais com propriedades balísticas em automóveis, existindo apenas uma norma que regula os testes para esses materiais. Desta forma cada blindadora desenvolve seu projeto, aplicando seus próprios conceitos e experiências.

Abaixo algumas das principais características observadas pelos especialistas em blindagem:

– A fibra de aramida é composta pela sobreposição de camadas. As características da superfície onde é aplicada, determina a quantidade de camadas necessárias. Atualmente as partes que compõem a carroceria podem contar com materiais como aço, plástico ou alumínio e para cada material, o número de camadas necessárias pode variar.

– A chamada “face de ataque”, ou seja, a superfície que primeiro será atingida pelo projétil, não deve ser a fibra de aramida, pois a existência de um material logo após a fibra de aramida, pode impedir que a mesma realize o chamado “trabalho” e assim em situações extremas, permitir a passagem do projétil.

– As bordas das fibras de aramida, sofrem por não haver área suficiente para absorver a energia do projétil e nestas regiões necessitam de algum material de sobreposição para realizar o seu travamento (normalmente em aço).

– As fibras de aramida com faces na cor preta, possuem variações técnicas, mas não necessariamente significam melhor proteção contra umidade, já que a principal proteção está no isolamento das bordas das peças aplicadas, principalmente na região das portas do veículo. Essa proteção das bordas, invariavelmente é realizada pela aplicação do próprio adesivo de fixação pelo operador, durante o processo de instalação.

– Os materiais empregados na face externa preta da fibra de aramida, podem reduzir a performance balística do conjunto por interferirem na adesão da fixação entre a fibra e a superfície onde é aplicada.

 

Enfim, como sempre recomendamos, antes de contratar o serviço de aplicação da blindagem, consulte e visite as blindadoras de sua preferência.