Entendendo os materiais de sobreposição – overlaps
Como já tratado em matérias anteriores, os materiais de sobreposição, chamados overlaps, devem ser utilizados nas junções de materiais balísticos e no travamento de bordas das fibras de aramida.
Normalmente os overlaps são confeccionados em aço e estão presentes nas colunas dianteiras, colunas centrais, colunas traseiras, no entorno dos vidros fixos traseiros e principalmente no entorno do vigia para veículos com tampa traseira (SUV, Hatch, Station Wagon).
Como hoje não contamos com algum tipo de Norma Brasileira que padronize as mínimas condições para uma blindagem automotiva, encontramos no mercado diversos tipos de soluções de blindagem e abordagens distintas de projeto.
A Norma vigente NBR 15.000 classifica as blindagens para impactos balísticos e fixa seus critérios de avaliação, ou seja, regula a forma como os materiais devem ser avaliados e validados de acordo com níveis de blindagem.
O máximo nível de proteção para o uso civil permitido hoje pelo Exército Brasileiro, é o de blindagem nível III-A. Este nível de blindagem é disparado o mais comercializado no país e resite a armas de fogo do tipo pistolas 9mm e revólveres .44 Magnum.
Os projéteis destes tipos de armamentos possuem energia bastante elevada e por esse motivo exigem a presença dos elementos de sobreposição, já que principalmente nas bordas dos materiais balísticos, não há área suficiente para a dissipação da energia, podendo ocorrer a passagem do projétil.
Enfim, sempre procure conhecer o projeto de blindagem antes de fechar o negócio!