Blindagem do assoalho
Em sequência à série de matérias “Entendendo a blindagem automotiva” que visam esclarecer alguns detalhes sobre um processo de blindagem, segue novo tema referente à blindagem do assoalho de um veículo.
Normalmente a blindagem do assoalho é oferecida de forma opcional pelas empresas que realizam este tipo de serviço, pelo fato de não ser provável que um veículo seja alvo de projéteis em sua base inferior na direção de baixo para cima. Desta forma, o padrão das blindagens com nível III-A encontradas no mercado, o tipo de blindagem mais utilizada, não prevê a blindagem desta área do veículo (assoalho).
Segundo especialistas, a blindagem do assoalho de um veículo é recomendada para usuários que potencialmente possam vir a receber algum tipo de ameaça pela parte inferior do veículo, através de dispositivos explosivos específicos como por exemplo uma granada de mão.
Mesmo em veículos com assoalhos mais distantes do solo (altura), como em grandes pickups e grandes SUVs, ainda assim, é improvável um projétil proveniente de uma arma de fogo atingir o assoalho do veículo no sentido de baixo para cima. Talvez o ponto crítico nestes modelos de veículos em relação ao assoalho, esteja em situações específicas como por exemplo em rampas com acesso à garagens muito íngremes, que possam fazer com que em seu início ou término de percurso, a área frontal ou traseira do assoalho estejam mais expostas.
Na prática, ainda segundo especialistas, normalmente algumas grandes corporações acabam especificando a blindagem do assoalho para veículos que atendem ao alto escalão de executivos, como presidentes, vice-presidentes.
Avalie a forma de utilização do seu futuro blindado, bem como o modelo de veículo que deseja blindar e ao visitar as empresas eleitas à execução do serviço de blindagem, discuta a real necessidade da aplicação de uma blindagem do assoalho do veículo.