Distorção em vidros blindados

Seguimos com mais uma matéria (5ª) da série “Entendendo a blindagem automotiva”. Desta vez vamos abordar um tema complexo que poder ser percebido com maior intensidade de acordo com a sensibilidade individual de quem utiliza um veículo blindado.

A distorção apresentada em um vidro com propriedades balísticas pode ser bastante evidente e ocorre devido ao fenômeno da refração. A refração é um fenômeno físico, que se manifesta sempre que a luz muda de meio de propagação e nesta mudança, ela sofre um desvio de sua trajetória. Em um vidro com propriedades balísticas, a luz incidente alterna cerca de 9 vezes pelos meios em que se propaga:

1ª    De: Ar (externo)                       Para: Vidro (1ª lâmina)
2ª    De: Vidro (1ª lâmina)             Para : PVB – Polivinilbutiral
3ª    De: PVB – Polivinilbutiral      Para: Vidro (2ª lâmina)
4ª    De: Vidro (2ª lâmina)             Para : PVB – Polivinilbutiral
5ª    De: PVB –  Polivinilbutiral      Para: Vidro (3ª lâmina)
6ª    De: Vidro (3ª lâmina)             Para: PU – Poliuretano
7ª    De: PU – Poliuretano               Para: Policarbonato
8ª    De: Policarbonato                    Para: Coating (anti-scratch)
9ª    De: Coating                               Para: Ar (interno)

Em alguns casos o usuário pode perceber o fenômeno da refração mais intenso no período noturno, pois os feixes luminosos que incidem sobre o parabrisa são mais direcionados e concentrados, tais como: faróis, lanternas e até iluminação pública.Vale destacar que nos vidros originais, o fenômeno da refração também existe, porém em menor intensidade.

No Brasil contamos com a Norma ABNT NBR 16218 – “Vidros de segurança resistentes a impactos balísticos para veículos rodoviários blindados – Aspectos visuais e ópticos – Requisitos e métodos de ensaio“, que estabelece os requisitos mínimos para avaliação visual e óptica dos vidros com propriedades balísticas.

Um dos itens estabelecidos na Norma ABNT NBR 16218, diz respeito à Dioptria, que refere-se ao poder de refração das lentes de um conjunto óptico. Este fenômeno é o mesmo verificado em 1 grau de óculos, onde 1 grau equivale a 1 Dioptria.

A Norma estabelece ainda, a forma de avaliação da distorção óptica na unidade de Dioptria, através de uma série de procedimentos de posicionamento do ângulo do vidro a ser avaliado, na qual se projeta linhas através do mesmo em uma tela, onde ambos devem estar a uma determinada distância do vidro avaliado. A variação da espessura destas linhas indicará a distorção encontrada.