Blindagem à prova de fuzil

Na última 6a feira, 10 de dezembro, foi noticiada a execução a tiros de um homem que se encontrava dentro de seu veículo blindado, em Duque de Caxias no Rio de Janeiro.

Apesar da proteção contra armas de fogo, o veículo apresentou pelo descrito na mídia, perfurações no parabrisa, ocasionadas por projéteis oriundos de um fuzil.

Pelas informações noticiadas o veículo teria sofrido cerca de 63 disparos.

Esse tipo de ocorrência acaba despertando a discussão sobre o nível de proteção balística mais adequado que deve ser utilizado em um veículo.

Como sempre abordamos aqui no PORTAL BLINDADOS, deve ser avaliada a necessidade do proprietário do veículo. O mercado oferece blindagens do tipo nível I que resistem à projéteis de armas de fogo de mão do tipo .38, até blindagens do tipo nível III-A que resistem a projéteis de armas de fogo do tipo Magnum .44 e pistolas de 9mm.

Hoje é possível obter sem maiores dificuldades a Autorização de Blindagem pelo Exército Brasileiro para a aplicação de uma blindagem do tipo nível III, que já resiste a projéteis de alguns tipos de fuzis. No entanto, não é em qualquer veículo que esse tipo de blindagem possa ser aplicada.

A blindagem tipo nível III é realizada basicamente em aço com cerca de 6mm de espessura e com vidros que chegam a cerca de 42mm de espessura. Juntos estes materiais agregam muito peso ao veículo e consequentemente exigem uma carroceria robusta e motor potente para a condução do novo peso agregado.

Veículos com carroceria do tipo PICKUP acabam se mostrando muito mais adequados a receber esse tipo de blindagem, já que possuem menor área de habitáculo, o que proporcionalmente ajuda na redução do peso agregado à carroceria, além do fato de não possuírem partes móveis como tampa traseira de porta-malas.

Para aqueles que buscam uma proteção contra a violência urbana, como assalto em semáforos, uma blindagem do tipo nível I pode ser suficiente para propiciar a segurança necessária.

Já para aqueles que acreditam que possam ser vítimas de algo mais planejado, o nível III-A, o mais comum oferecido no mercado, mostra-se como solução mais adequada.

Para aqueles que por algum motivo entendam que possam vir a ser vítimas de sequestros e afins muito planejados, a blindagem nível III pode ser de fato, necessária.

One thought on “Blindagem à prova de fuzil

  • 19/12/2021 em 21:32
    Permalink

    Excelente e esclarecedora matéria sobre esse tema tão autal.

Fechado para comentários.