Vidros de Portas
Em continuidade à série de matérias de que iniciamos com o intuito de desvendarmos alguns tópicos pouco abordados de uma forma geral a respeito da blindagem automotiva, hoje traremos informações a respeito dos vidros blindados de portas dianteiras e traseiras.
Como tratado na matéria anterior, vimos que os overlaps ou materiais de sobreposição, são fundamentais para se garantir a segurança no travamento de bordas de aramidas e principalmente nas extremidades dos vidros fixos, onde não existe proteção balística. Em relação aos vidros dianteiros e traseiros, apesar de convencionalmente os vidros traseiros serem instalados sem mobilidade (vide matéria publicada no Portal Blindados), ambos possuem o mesmo conceito de aplicação.
Há certo tempo, para que a devida proteção destes vidros ocorresse de maneira segura, para a proteção das extremidades dos perímetros superior e laterais, as blindadoras instalavam molduras em aço na carroceria do veículo ou na estrutura das portas conforme grau de dificuldade e projeto de cada modelo de veículo.
O objetivo desta instalação de molduras em aço, como mencionado, era o de proteger as áreas em que o vidro, por motivos óbvios, não possuem proteção balística. Um vidro blindado possui em todas as suas extremidades superior e laterais apenas uma lâmina de vidro com espessura próxima a do vidro original, permitindo que o mesmo possa ser movimentado e encaixado sem ajustes extremos junto ao cajado de cada porta (estrutura da porta por onde deslizam os vidros).
Este processo de instalação de overlaps era bastante trabalhoso e sempre exigiu mão de obra muito especializada, pois a porta ou área da carroceria onde o aço deveria ser instalado, era preparada com possível abertura da chapa para que os overlaps pudessem ser inseridos na estrutura e posteriormente soldados. Por se tratar de um serviço bastante agressivo do ponto de vista visual, após o término da solda, toda a área, além da aplicação das devidas proteções de anti corrosão, necessitavam de acabamento mais refinado, realizado com massa plástica, lixamento e por fim, aplicação de pintura preta e fosca. O resultado final de uma forma geral quando bem executado, sempre se mostrava muito adequado.
Devido à exigência de mão de obra especializada e de boa demanda de tempo para a execução completa deste serviço, alguns fabricantes de vidros blindados identificaram uma oportunidade de se diferenciarem e passaram a oferecer uma solução que pudesse dispensar em alguns casos este serviço. Com a evolução de técnicas, fabricantes passaram a fabricar os vidros de portas com aço engastado junto ao pacote balístico, o que em tese dispensa o uso de overlaps nas portas.
Com o passar do tempo, todos os fabricantes do mercado desenvolveram essa técnica e hoje não se fabrica vidros de portas sem as molduras em aço já engastadas no pacote balístico, dispensando totalmente o uso dos overlaps nas portas. O resultado foi um ganho de produtividade na montagem dos vidros, reduzindo o tempo total de aplicação da blindagem. Instalação de overlaps de portas hoje em dia, consegue-se somente por encomenda e pagando, na maioria das vezes, algo a mais pelo serviço.
No entanto alguns especialistas alertam para as características de alguns modelos de veículos, que mesmo com a adoção dos vidros de portas com aço engastado, devido ao projeto do veículo com por exemplo cajados de porta mais largos, estes vidros não cobririam toda a área necessária, exigindo a aplicação extra de overlaps nestas regiões, garantindo que não haja algum ponto vulnerável conhecido no segmento de blindagem como “gap“. Ainda hoje, grandes empresas que possuem uma área destinada à segurança e que contam com especialistas em segurança automotiva, ao encaminharem um veículo para a blindagem, exigem por especificação técnica a aplicação de overlaps em todas as portas do veículo.
Esperamos poder ter colaborado com mais um tópico a respeito da blindagem automotiva. Fique atento e procure sempre pesquisar e se informar antes de decidir onde confiar o seu veículo ao processo de blindagem.