Dicas para valorizar seu BLINDADO na hora da venda

Conseguir uma boa negociação na hora de vender um veículo blindado usado, pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Pequenos detalhes podem fazer o comprador desvalorizar seu carro no momento da negociação. Para reduzir as chances de isso ocorrer, alguns cuidados podem ser tomados. Com ajuda de Ilídio Santos, Presidente da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores, preparamos uma pequena lista com dicas que podem ajudar a valorizar o negócio. Confira:

1. Cuide bem do seu veículo

A primeira recomendação é a mais óbvia, mas vale ser lembrada e repassada. Procure manter o seu veículo sempre bem conservado, pois o comprador pode desvalorizá-lo se identificar algum tipo de imperfeição visual ou mecânica. Se possível, evite deixar seu carro exposto ao sol e chuva, para não desgastar a pintura, bem como procure manter em dia as manutenções previstas no Manual do fabricante do veículo, bem como aquelas previstas no Manual da Blindagem.

2. Mantenha peças e equipamentos originais

Procure deixar seu veículo com a configuração mais próxima possível da original, evitando comercializá-lo com equipamentos e incrementos não originais. Por mais que se tenha investido em acessórios sofisticados e de alto valor, como por exemplo rodas com maior aro, itens que não são originais do veículo tendem a reduzir o valor de venda.

3. Remova as customizações

Para conseguir uma negociação mais rápida, remova todas as customizações implementadas no veículo. Veículos que contam com engates, rodas maiores e outros adereços, normalmente demandam mais tempo para serem negociados.

4. Mantenha o interior do veículo bem limpo

O interior do veículo deve estar sempre limpo e bem conservado. Os estofamentos, por exemplo, não podem estar ressecados, especialmente os de couro. Sujeira, então, nem pensar. Vale dar uma geral no interior do carro antes de apresentá-lo ao possível comprador.

5. Não faça pequenos reparos na pintura

Se for negociar o carro com uma revenda, deixe o reparo de pequenos detalhes por conta do comprador. Normalmente as concessionárias possuem parcerias com reparadores de funilaria e pintura e podem realizar os reparos de forma mais adequada. Além disso, repinturas podem desvalorizar o veículo. Em especial, os lojistas preferem a pintura original mesmo com pequenas imperfeições normais relativas ao uso.

6. Não perca o manual e a chave reserva

Se o veículo ainda estiver no período de garantia do fabricante ou da blindagem, apresente o Manual do Proprietário e da própria Blindagem, onde devem constar os comprovantes de realização das revisões obrigatórias nas Concessionárias e Blindadora. A Apresentação da chave reserva do veículo, também é um diferencial importante na hora da venda.

7. Guarde os comprovantes das manutenções

Quanto mais comprovantes das manutenções você possuir, mais segurança oferecerá ao futuro comprador, podendo até valorizar o veículo no momento da venda.

8. Documentação da Blindagem

Mantenha sempre guardado em local de fácil memorização, os documentos relacionados à blindagem do veículo, como Termo de Blindagem, Notas Fiscais da blindagem, Garantias. Estes documentos serão fundamentais no momento da negociação.