Overlaps na blindagem
No surgimento da blindagem no Brasil, a proteção balística aplicada nos veículos era basicamente constituída por aço, o que aumentava substancialmente o peso agregado, comprometendo em alguns casos, o resultado final do conjunto carro e blindagem no quesito desempenho.
Com o passar do tempo, novas tecnologias surgiram e gradativamente parte da blindagem aplicada ao veículo passou a ser substituída por tecidos com propriedades balísticas, conhecidos como fibra de aramida.
O emprego da fibra de aramida colaborou muito para a redução do peso agregado pela blindagem ao veículo. Esta redução é melhor compreendida quando comparamos as densidades dos materiais citados: aço inox e fibra de aramida.
– aço inox AISI304L 3mm => 24Kg/m2
– aramida 9 camadas (nível III-A) => 4Kg/m2
Um dos pontos que gera discussão no segmento, é a aplicação dos overlaps, cuja tradução livre do inglês para o português seria “sobreposição”. Como o próprio nome menciona, são elementos utilizados como sobreposição, cuja principal função é a de propiciar maior proteção das bordas de elementos com propriedades balísticas.
Estas sobreposições são necessárias e fundamentais, pois os elementos com propriedades balísticas (vidros e fibra de aramida) podem apresentar certa vulnerabilidade em suas bordas por não haver área suficiente para dissipação da energia imposta por um projétil.
Em se tratando de uma blindagem resistente ao nível III-A, que deve suportar projéteis de uma arma de fogo Magnum .44, (energia cinética de 1.411 Joules), o impacto deste projétil na borda de um pacote balístico do vidro, ou na borda de uma fibra de aramida, pode deslocar a borda por não haver área suficiente para absorver a energia e desta forma, permitir que um projétil possa ultrapassar a barreira de proteção.
Por este motivo especialistas entendem que nestas regiões é imprescindível o uso de materiais de sobreposição em aço (overlaps).
Exemplos práticos de locais que exigem o uso de overlaps: bordas dos vidros fixos laterais, bordas do parabrisa, bordas do vigia, bordas do teto solar e travamento de bordas de aramida em locais estratégicos.
Atualmente os vidros de porta com propriedades balísticas em sua grande maioria, já são confeccionados com o aço engastado ao pacote balístico em seu entorno (bordas superiores e laterais), que executam a função de overlaps.
Infelizmente, a cada dia, o uso dos overlaps está se tornando mais raro nas blindagens encontradas no mercado, seja por conta de apelos comerciais como “blindagem mais leve”, seja pela exigência de usuários de blindados ávidos por acabamentos idênticos aos originais. Neste último caso vemos de forma corriqueira a afirmação de que uma boa blindagem é aquela que apresenta acabamento idêntico ao original, dispensando por exemplo o uso dos overlaps.
Um veículo blindado é um veículo modificado que deve privilegiar a segurança e não somente a perfeição dos acabamentos em relação aos originais. Pense nisso no momento de blindar seu veículo!
Concordo ! Perfeito sua colocação….