Níveis de blindagem automotiva existentes

Na hora de blindar o seu veículo, é importante que conheça previamente os níveis de blindagem permitidos pelo Exército Brasileiro e desta forma, escolha o nível correto à sua necessidade.

De acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 15000 : 2005 que classifica as blindagens para impactos balísticos e fixa os seus critérios de avaliação, são 6 os níveis de proteções classificados. Para o uso civil é permitida a proteção balística até o nível III-A (vide tabela de proteção balística), sendo ainda permitida a proteção de nível III sob autorização especial. O nível IV é permitido somente para o uso militar.

A blindagem mais comum oferecida no mercado é a de nível III-A, que suporta disparos de pistolas e submetralhadoras de 9mm, bem como de Revólveres Magnum .44.

Outras opções como nível I e nível II-A, também são encontradas no mercado e se mostram adequadas aos que buscam proteção contra a violência urbana, como por exemplo assaltos em semáforos, cuja probabilidade do uso de armamentos pesados é mais reduzida.

Faça a sua própria análise a respeito do nível de blindagem mais adequado e pesquise bastante antes de decidir a quem confiar a blindagem de seu veículo, sempre através de visitas técnicas às instalações de quem irá executar o serviço para esclarecimentos de dúvidas.

 

Veja também:

→ Níveis de blindagem automotiva existentes

→ Quais os níveis de blindagem permitidos?

→ Blindagem à prova de fuzil

→ Saiba a diferença entre blindagem nível III (nível 3) e blindagem nível III-A (nível 3A)