Saiba como evitar furtos e assaltos no trânsito, mesmo com um veículo Blindado
Com o aumento da violência urbana, dirigir por trajetos desconhecidos, ficar parado no semáforo e até mesmo fazer o caminho de casa para o trabalho pode ser assustador para muitas pessoas.
Ainda que seja difícil escapar do perigo, mesmo para quem se utiliza de um veículo BLINDADO, com simples atitudes é possível se precaver e evitar situações de risco, aumentando sua segurança no trânsito.
1. Cuidados ao entrar e ao sair do veículo
Preferencialmente não pare seu veículo na rua, procure estacionamentos ou garagens, visto que muitos usuários de blindados só se preocupam com a segurança durante o percurso e esquecem que ao entrar ou sair do veículo podem ser abordados. Em locais públicos e abertos, verifique ao redor para notar se parou em um local iluminado e se não existem pessoas com atitudes suspeitas ao seu redor, suspeitando de algo, vá embora e não estacione.
2. Portas sempre travadas
Outro descuido grave do condutor é entrar no veículo e esquecer de trancar as portas, por isso, acione IMEDIATAMENTE as travas das portas ao entrar, isso pode evitar que tentem lhe abordar e abrir o veículo.
3. Vidros sempre fechados
Veículo Blindado não é para ficar com os vidros abertos, correto? Constantemente ou melhor, diariamente é possível encontrar veículos blindados percorrendo as ruas com os vidros abertos, seja para o condutor fumar ou talvez para tomar um “ar fresco”. Isto nos leva a uma reflexão: por qual motivo investir um alto valor para ter um carro blindado?
4. Uso de película nos vidros
Segundo especialistas, ao planejar um assalto, o assaltante prefere não correr tantos riscos e desta forma ao perceber que um veículo é blindado, muito provavelmente desistirá do assalto. Muitos proprietários de veículos blindados recorrem ao uso de películas, às vezes com índice de transparência menor do que aquele permitido por legislação, que pode aumentar a temperatura dos vidros, potencializando o processo de delaminação (descolamento das camadas de polímeros e vidros).
5. Não chame atenção, mesmo com blindado
Durante a condução do veículo, não só no momento de parar em um semáforo, evite conversar com os passageiros, ouvir música alta, falar ao celular ou, no caso das mulheres, se maquiar. Além de não ser permitido, estar distraído pode lhe tornar um alvo fácil para o bandido.
Equipamentos eletrônicos à mostra, bolsa em cima do banco e outros objetos de valor expostos, podem chamar muito a atenção de quem passa do lado do carro, portanto devem estar sempre escondidos, para que não despertem o interesse de alguém mal intencionado.
6. Distância para evasão
Outro hábito frequente verificado junto aos condutores de blindados, é o de ficarem “grudados” no veículo à frente. É importante lembrarmos que a blindagem de um veículo, não importa qual o seu nível, tem um limite de proteção. Manter a distância segura para permitir evasão de uma situação de risco é fundamental.
Por fim, se mesmo com todos esses cuidados, se ainda ocorrer uma tentativa de assalto, jamais abra os vidros ou portas de seu blindado, ou ainda, se estiver do lado de for de seu blindado, nunca reaja ao assalto…