Mercado de Blindagem em Transformação
Estamos nos aproximando do término do ano de 2024 e de acordo com os números divulgados pelo Exército Brasileiro a respeito de blindagens realizadas em veículos, já podemos garantir um novo recorde estabelecido no país.
São 29.576 blindagens até 17 de novembro deste ano, que já superam as 29.296 blindagens de 2023, ano que detinha a melhor marca anual histórica.
Através do IPB – Índice de Preços da Blindagem, pudemos acompanhar também em 2024, uma evolução média de preços acima dos principais indicadores do período, que em boa parte é explicada pela contínua entrada das montadoras neste mercado. Esse movimento acabou aumentando a cadeia comercial de players envolvidos, como a concessionária e a própria montadora, que passaram a agregar mais uma fatia no comissionamento da cadeia comercial.
Muito embora já tenhamos tratado esse tema em outra matéria aqui no Portal Blindados, essa mudança vem influenciando a movimentação do mercado que parece estar ainda mais alinhado às questões comerciais, do que às questões técnicas.
A prova disso é a recente entrada de gigantes como VOLKSWAGEN e JEEP, que anunciaram parte de sua linha com algum tipo de parceria na realização da blindagem sem qualquer menção técnica a respeito dos critérios na seleção destas parcerias.
Outras montadoras que timidamente apresentavam algumas citações a respeito, agora mergulharam definitivamente neste mercado com a divulgação de blindagem em seus sites, como é o caso da BYD.
Buscamos informações com especialistas para nos ajudar a compreender melhor a questão do termo Blindagem Certificada utilizado por algumas montadoras e a conclusão foi que esse termo sequer poderia ser utilizado, pois uma montadora não é conceitualmente uma Certificadora e toda Certificação somente pode ser emitida através de um órgão certificador ou laboratório acreditado, sempre embasada a partir de uma Norma vigente.
Pelo que ainda pudemos obter de informações, apenas as blindagens oferecidas pelas montadoras VOLVO e BMW, possuem uma Certificação emitida por um órgão competente. As montadoras TOYOTA e LAND ROVER citam algo sobre testes mas não apresentam certificação emitida por algum órgão competente.
Todas as demais montadoras VOLKSWAGEN, JEEP, BYD, FORD, GM, sequer fazem menção a algum tipo de validação técnica ou órgão certificador em seus sites.
Na prática pelo que pudemos apurar do ponto de vista técnico e de garantia, praticamente nada mudou com a entrada das montadoras, salvo é claro o quesito comercial. Anteriormente à entrada das montadoras, a blindadora ou a concessionária de veículos, ofereciam a garantia de toda e qualquer parte afetada em consequência da blindagem. Agora, com a entrada das montadoras neste mercado, nada mudou! Sim, mesmo com o apelo comercial de garantia “assegurada”, continua sendo a blindadora a responsável pela execução de qualquer tipo de reparo necessário em partes modificadas ou ainda como consequência da aplicação da blindagem.
Imagine por exemplo que um determinado dispositivo de movimentação de um vidro de porta tenha parado de funcionar. Somente a blindadora responsável pela execução do serviço de blindagem é que poderá resolver o problema, pois as concessionárias não são capacitadas para desmontar, reparar e substituir um componente de blindagem ou ainda um componente que tenha sido modificado. Ou seja, nada mudou em relação à entrada das montadoras, pois continua sendo a blindadora, a responsável por toda a execução do reparo e todos os custos envolvidos na operação.
Para complicar um pouco mais, recentemente a ABRABLIN – Associação Brasileira de Blindagem e o IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, firmaram parceria técnica e desenvolveram um programa de Certificação de Blindagem que tem conquistado aderência entre as blindadoras. No entanto, o reforço pelo interesse comercial das montadoras se mostra presente, pois esse tipo de Certificação, que é emitida por um órgão acreditado e reconhecido como o IQA, que por sua vez é mantido pelas próprias montadoras através da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, não é reconhecido pelas mesmas montadoras, que como descrito, publicam a existência de uma Blindagem Certificada, que na verdade, à exceção de VOLVO e BMW, trata-se de um processo de validação de alguma forma de trabalho das blindadoras parceiras segundo critérios próprios.
Enfim, pesquise, tire dúvidas, visite a blindadora e boa blindagem!
Excelente a abordagem sobre o tema que merece reflexão!